Alguns artigos foram traduzidos como uma oferenda aos brasileiros, porque só existem em livros em inglês. Se você lê em inglês você deveria comprar o livro em inglês. Os outros artigos são de autoria de Randy Rasmusson.


Orientação para Pancha Karma

    

 

Formulário de Orientação para Pancha Karma

             Para pessoas que querem receber a desintoxicação do Pancha karma, este documento explicará o que você pode esperar que aconteça e o que será esperado de você para que participe neste processo com sucesso.

            Pancha karma (PK) é a desintoxicação mais completa possível oferecida na Ayurveda.  Consiste de terapias para remover toxinas físicas, energia tóxica, emoções e toxinas espirituais (karma) que estão armazenadas nos nossos corpos sutis e físicos. Este processo será mais eficaz se você seguir as diretrizes apresentadas aqui.      

               A dieta durante o pancha karma é projetada para funcionar como uma esponja para as toxinas. 

                Você não deve se deviate da dieta se de todo possível. A dieta consiste de uma comida chamada de Kitchere, a qual você será instruído na forma de prepara-la.Os condimentos no Kitchere serão específicos para VOCÊ e seu programa PK. Nenhum tipo de carne ou peixe será permitido durante o PK.  Também nenhuma bebida alcoólica ou drogas. Se você estiver usando alguma medicação, por favor, me informe ou ao seu supervisor de PK. Certamente que cigarros não serão permitidos. É contra-indicado que fumantes se submetam a uma desintoxicação PK e porque a mesma poderia fazer com que as toxinas se alojassem mais profundamente ainda no corpo. Se você parou recentemente de fumar as opções serão discutidas com você.

            Pancha Karma é uma desintoxicação poderosa então é melhor se você puder não trabalhar ou usar computadores ou ainda televisão durante o período do tratamento.  Este tempo é de no mínimo de 10 dias, embora possa ser feito por mais tempo dependendo da sua condição ou extensão da desintoxicação que você esta experienciando.  É melhor se você puder devotar este tempo para seu auto-estudo, reflexão, pratica espiritual, meditação, no seu próprio processo de cura. Tente encorajar o apoio de sua família neste processo. Se você precisa trabalhar então um programa especial de desintoxicação PK deve ser elaborado para se adequar a suas necessidades.

            Pancha karma consiste de três fases:

Purva Karma ou fase de preparação

A fase de tratamento de Pancha Karma que tem cinco partes.

A fase Rasayana (rejuvenescimento).

       A  fase Purva karma acontece por aproximadamente um mês antes do tratamento de PK. No Purva Karma nós prepararemos seu sistema digestivo e pele para que funcionem como ferramentas para sua desintoxicação… Basicamente consiste de você comer o Kitchere, fazer automassagem com óleo medicamentoso especial que foi feito para seu programa de PK e comer Ghee e Ghee medicamentoso em quantidades increasing para liquidificar os doshas das toxinas em você…. Então existe um tratamento de vaporização que você fará para liberar as toxinas da sua pele e do sistema de transpiração.  Serão indicadas ervas para que você use e aumente a eficácia deste procedimento… Isto pode ser feito em qualquer sauna wet sauna tais como as de um hotel na vizinhança ou em sua própria casa se você tiver o equipamento apropriado.  Durante este tempo de preparação de Purva karma você usará descongestionador medicado medicated pro nariz para limpar as toxinas da sua cabeça e também fará a automassagem. Se você preferir ter outra pessoa para massagear você, isto poderá ser feito com uma orientação apropriada para a outra pessoa…Obviamente estas despesas são adicionais.

           

 

              A segunda fase é as terapias de Pancha karma … Você continuará com sua dieta e o uso do descongestionador nasal. A massagem agora será feita por masso terapeutas treinados em Ayurveda. Estas massagens serão também feitas com óleos medicamentosos, mas com a adição de essências oleosas especificas para seu programa. As massagens concentrarão em pontos Marma específicos para soltar as toxinas dos tecidos profundos e nos corpos sutis no seu sistema digestivo e linfático para eliminação. 

            Você normalmente receberá uma massagem por dia durante este período. Esta é a arte e a habilidade de fazer Pancha karma--- conduzir as toxinas de volta para os pontos de origem para eliminação…Durante este tempo é importante que você descanse e concentre-se no seu processo de cura. A meditação é muito benéfica para desintoxicar a mente neste momento… Você poderá esperar estar tendo sonhos significativos durante o Pancha Karma e a comunicação entre os corpos sutis e o corpo físico será melhorada e os canais serão limpos.

             O procedimento chamado de Vamina ou vomito terapêutico é um dos passos mais importantes na sua desintoxicação PK. Aqui Kapha e o muco serão removidos bem como emoções tóxicas armazenadas no seu corpo…. Vamina acontece de manha e você absolutamente deve descansar (deitar) após por no mínimo 4 horas. Você terá memórias significantes como os eventos de sua vida que foram armazenados no seu corpo passam através da sua mente devido a sua eliminação…isto é uma oportunidade importante para ganhar sabedoria para o que você tem ensinado a si próprio na vida.

             Entre cada procedimento no PK você será instruído em como proceder com a toma do ghee medicamentoso e a masso-terapia que acontecerão na próxima etapa.Após você estar pronto, o próximo procedimento é Verichana ou purgação …isto removerá Pitta tóxico e excessivo e as emoções associadas ao calor.  Você receberá uma decocção para beber antes de você ir pra cama e de manhã você precisará ficar perto de um banheiro por umas horas… Esta é parte mais fácil do Pancha Karma…

            Após novamente ser preparado com dieta, masso-terapia e uso de óleos (comendo ghee medicamentoso), você estará pronto para lidar com a toxina Vata que é fonte da maioria do nosso sofrimento físico, emocional e mental. Vata tóxico é energia que direciona as toxinas mais profundamente nos nossos sistemas e produz a maioria dos nossos problemas sejam eles físicos, emocionais ou energia espiritual (karmica), ou psíquicos. Para eliminar Vata pode levar de 5 a 15 dias no mínimo. Isso é feito por enemas terapêuticos ou Basti com óleos medicamentosos e decocções ervais. Você receberá o primeiro e se possível (tempo permitir) o segundo destes enemas… Você será orientado em como administra-los para seu próprio uso em casa e será fornecido a você os materiais para este procedimento…

               Normalmente quando as pessoas vêm aqui, nós realizamos os procedimentos de Pancha Karma em 10 dias..

            Após o ultimo enema você começara um período de 4 dias de retorno a sua dieta e metabolismo normal… Todos os produtos que você precisa para isto serão fornecidos antes do ser retorno para casa… Este é o momento em que é apropriado retornar ao seu trabalho ou seu estilo de vida regular… também é quando você começara a terceira fase do Rasayana ou rejuvenescimento...Isto incluirá a toma de produtos feitos de ervas especiais que restaurarão, revigorarão, e rejuvenescerão seu

 

 

corpo e mente. Após um mês disto, haverá uma ultima consulta de revisão comigo. Nós falaremos sobre sua situação seja ela uma doença crônica ou seu caminho espiritual. A desintoxicação Pancha Karma geralmente causa a reação de que ela muda a vida das pessoas e nós discutimos aonde irmos agora e como manter e promover sua saúde E longevidade.  A maioria das pessoas perde algum peso durante o PK uma vez que as toxinas que são eliminadas estavam pesando em você tanto figurada quanto literalmente...O quanto de peso uma pessoa perde depende da pessoa e de sua necessidade.

               Sobre os custos e pagamentos dos procedimentos.

            Minhas taxas para este serviço não alteraram nos últimos 10 anos, mas o custo dos materiais (na maioria ervas importadas) aumentou com a inflação e com a troca entre o dólar e o real. Há uma consulta inicial que custam R$ 450,00. Como o Real e o Dólar são tão instáveis nos últimos anos, é difícil dar uma estimativa precisa do custo do Pancha Karma. Eu só cobro o custo dos materiais que preciso usar e minhas despesas, mas isso pode variar de pessoa para pessoa. E como 80 a 90% dos produtos são feitos de materiais importados, e devem ser pagos em dólares. Também Pancha Karma aqui no mundo ocidental é um mínimo de 10 dias, mas dependendo da necessidade do indivíduo pode ser 15 ou 21 dias ... Isto implica, naturalmente, mais despesas. A melhor coisa a fazer é fazer um diagnóstico e então posso dar uma estimativa precisa do custo do Pancha Karma. Agora tire uns minutes e, por favor, organize seus pensamentos sobre quais são seus objetivos de desintoxicação… Inclua sua opinião honesta sobre o quanto você pensa que poderá participar neste programa de cura… por favor, observe que iniciar o Pancha Karma e parar por qualquer razão pode apenas causar problemas uma vez que as toxinas que se movem dentro de você, mas que não são eliminadas, encontrarão um novo local para criar novos problemas.

 

 

Nome_______________________________________________

Data de nascimento____________________________________

Local de nascimento___________________________________

 

Endereço_____________________________________________

Fone_________________________________________________

E-mail_______________________________________________

 

 

 

 

 

Pessoa responsável para contatar se você não puder estar_______

_____________________________________________________

 

Histórico Médico_______________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

Razões para a desintoxicação de PK e metas pessoais__________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

 

 

 



The Ayurvedic Institute of Brasil
Tel: 51 99836.1663

www.ayurveda-br.com 

randy@ayurveda-br.com



Rua Montinelle, 46, Lomba De Pinkiero
Viamao RS
Brasil 94400-000
 Possam todos os seres se beneficiar!sitemeter