Alguns artigos foram traduzidos como uma oferenda aos brasileiros, porque só existem em livros em inglês. Se você lê em inglês você deveria comprar o livro em inglês. Os outros artigos são de autoria de Randy Rasmusson.


Resumo de Jyotisa, ou Astrologia Védica

A Astrologia Védica é uma escola de tradição lunar que emprega a versão das casas lunares chamadas <i>nakstras</i>, que são similares ao sieu da Astrologia Chinesa. Elas são usadas para delinear o mapa natal e o "desenvolvimento cronológico pessoal".

A tradição védica inclui três facetas específicas. Os astrólogos védicos usam um mapa lunar especializado no desenvolvimento da conquista do perfil da personalidade. É também mais matemático do que Astrologia Chinesa ou Tibetana. Tardiamente o astrólogo védico cria a personalidade cronológica que rastreia atividades para meses e dias sem técnicas preditivas como na Astrologia Chinesa ou Tibetana.

A Astrologia Védica foca basicamente a dívida cármica e o mérito acumulado de vidas passadas.

Existem cinco subdivisões da Astrologia Védica:

1) <i>Jataka</i> -   mapa natal
2) <i>Prasna</i> -   mapas horários
3) <i>Varshaphala</i> -   astrologia preditiva
4) <i>Muhtra</i> -   eletiva
5) <i>Yatra</i> -   astrologia mundana.

Cada subdivisão tem numerosos métodos e variações para os cálculos e interpretações dos dados. Existem dezesseis <i>sodasavarga</i> (algumas vezes chamados apenas <i>vargas</i>) ou mapas divisionais que representam áreas específicas da vida tais como destino, casamento, educação, sorte, etc. e subdivididos em 30 graus para cada signo do zodíaco em pequenos incrementos de graus e minutos. Nem todo o <i>Vargas</i> é consultado regularmente. Os mais comuns são: <i>rasicakra</i> (mapa de signos) ou <i>bhavacakra</i> (mapa por casas); <i>horacakra</i> (mapa por meio signo),   <i>drekandacakra</i> (mapa por terço de signo), <i>saptamsacakra</i> (mapa por um sétimo de signo), <i>navamsacakra</i> (mapa por um nono de signo), <i>dasamsacakra</i> (mapa por um décimo de signo) e dvadsacakra (mapa por um duodécimo de signo), são todos usados no <i>jakata</i>. As complexidades da construção e da interpretação podem ser enormes e podem preencher volumes de livros quando os mapas adicionais e suas subdivisões estão incluídos.

Muito do conhecimento que diz respeito à interpretação de cada tipo de mapa tem sido passado somente por transmissão oral e é cuidadosamente guardado pelos mestres astrólogos.

Um mapa lunar especializado chamado <i>candralagna</i> é usado para mulheres. É comum na Astrologia Védica, bem como na Chinesa e Tibetana, que não sejam incluídos os planetas exteriores: Urano, Netuno e Plutão, e também o Quiron e os asteróides, pois eles não eram visíveis nos tempos Védicos. Alguns astrólogos védicos modernos os incluem em seu trabalho. Ainda diferentemente do Sistema Chinês e Tibetano (que são muito relacionados), o Sistema Védico trata o nodo norte e sul da lua como planetas, mesmo eles não sendo corpos celestes. Eles são chamados <i>Rahu</i> e <i>Ketu</i> respectivamente.

A diferença básica entre calcular um mapa Védico e um ocidental é que este é calculado do zodíaco sideral e não do zodíaco tropical. A forma mais simples de desenvolver um <i>jatuka</i> é começar com um mapa ocidental e convertê-lo subtraindo os graus e minutos do <i>ayanamsa</i> do ascendente e de cada posição planetária. Para tal necessitamos de um mapa de anos e de <i>ayanamsa</i> calculados. Entre 1924 e 2050, o <i>ayanamsa</i> varia entre 22graus e 42min a 24 graus e 28min. Portanto para estimar as cúspides das casas Védicas e as posições planetárias Védicas, subtraia 23 graus das posições ocidentais.

Para iniciantes a melhor maneira de interpretar o significado das posições é utilizando os Livros da Astrologia Védica. Ainda, como todas as formas de Astrologia, a melhor maneira de aprender é usando e refletindo no nosso próprio mapa. Você conhece você mesmo melhor do que qualquer um, portanto o seu mapa é exatamente uma abstração de você e de sua vida. A Astrologia é uma linguagem e um instrumento para compreender as forças e energias que atuam neste quadro. Melhor é fazer um curso ou aprender com astrólogos experientes. 

The Ayurvedic Institute of Brasil
Tel: 51 99836.1663

www.ayurveda-br.com 

randy@ayurveda-br.com



Rua Montinelle, 46, Lomba De Pinkiero
Viamao RS
Brasil 94400-000
 Possam todos os seres se beneficiar!sitemeter